segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Harley Earl e o Buick Le Sabre


Com a aposentadoria definitiva do Sr. LarryWood, a Mattel dará continuidade a Larry's Garage em 2010 nomeando-a simplesmente como "HW Garage". Uma das gratas surpresas nessa nova coleção é a inclusão do Buick Le Sabre Concept 1951, escolhido pelo próprio Larry Wood, pois segundo suas palavras "foi o carro que me fez querer ser um designer". Tanta reverência tem explicação: o Buick Le Sabre foi um carro conceito criado por Harley Earl, designer da GM que se tornou uma lenda no mundo automotivo por suas inovações e criações. Ele é o pai do "rabo de peixe" a marca inconfundível dos carros dos anos 50.

Harley Earl criou o primeiro carro conceito do mundo o Buick Y-Job em 1938. Foi a primeira vez que uma grande montadora criou um carro com o único objetivo de determinar a reação do público ao design e inovações tecnológicas. Em 1940 ele criou para a GM os "Futurliners", que eram onibus com visual futurista que integravam a chamada "Parada do progresso", um evento patrocinado pela GM que viajava pelos Estados Unidos exibindo novos carros e tecnologias. Vamos abrir um parêntese aqui para falar um pouco dos Futurliners. O visual dos Futurliners seguia um design que hoje chamamos de "visual retrô-futurista" e cada um dos 12 modelos construídos possuiam algumas das maravilhas tecnologicas da época como fogão microondas, televisão e som estéreo. Com a chegada da guerra a parada foi interrompida, ocorrendo novamente apenas em 1953 porém sendo sua última edição. Todos os onibus foram doados então para a Polícia do Estado de Michigan sendo que pelo menos um deles foi vendido na época e serviu como onibus de excursão para pregação evangélica(!!). Nove deles existem hoje, em variadas condições e há um projeto de restauração em andamento (detalhes em www.futurliner.org). Um deles alcançou um recorde de valor em um leilão da Barrett-Jackson sendo arrematado por cerca de 4.3 milhões de dólares!

Com a chegada do período de pós guerra, a América experimentou um crescimento tanto econômico como tecnológico que ofereceu vários avanços mecânicos e possibilitou aos designers de automóveis criarem formas ousadas, aerodinamicas e futuristas. Vale lembrar que antes de Earl chegar em Detroit, eram os próprios engenheiros (geralmente com pouca ou nenhuma noção de estilo) que projetavam as formas dos carros. Foi ele quem trouxe o conceito de design em uma época onde o estilo e a aparência eram mais valorizados que a mecânica ou até mesmo segurança. Em 1948 Harley Earl incorporou o "rabo de peixe" ao Cadillac 1948 inspirado no caça P-38 da Lockheed e criou um estilo inconfundível que se tornou ícone de uma época. Mas quando falamos da contribuição de Earl ao mundo automotivo, não podemos deixar de mencionar entre outras de grande importância, o para-brisa curvo, o desenvolvimento da modelagem dos protótipos em argila e a introdução dos carros conceito. Como se isso não bastasse também é considerado um dos "pais" do Corvette, símbolo máximo do carro esportivo americano.

Earl morreu em 10 de abril de 1969 aos 75 anos deixando este estupendo legado ao mundo.







Chrisler Le Sabre 51












Harley Earl de chapéu Fedora, sua marca registrada







Buick Y-Job 38







GM Futurliner








Nenhum comentário:

Postar um comentário