domingo, 11 de abril de 2010

Mustang Concept 62 e outros dos mais belos cavalos desconhecidos

No dia 17 de abril, comemoraremos o aniversário de nascimento de uma lenda americana. Um símbolo de sua época, um nome que se consagrou... uma marca que se tornou inesquecível: Ford Mustang. A 46 anos atrás, o primeiro modelo logo de cara chegou ao público mostrando seu apelo; foram 22 mil unidades vendidas no primeiro dia, 1 mihão vendidos em 2 anos de existência!

Durante este período, muitos modelos se tornaram clássicos, (sobretudo os da primeira geração) e muitos outros perderam seu charme e personalidade com o passar dos anos, até que finalmente tivemos o estilo marcante dos primeiros modelos resgatado nos lançamentos contemporâneos. Agora em 2010 a Mattel trouxe para a main line o pouco conhecido Mustang Concept 62. Embora muitos possam argumentar que essa mini destoa completamente do estilo visual que comumente associamos a marca, é inegável a importancia dela em termos históricos. Foi ai que a história do Mustang começou.


No começo dos anos 60, a Ford percebeu que precisava desenvolver um carro esportivo com apelo ao público jovem. O projeto se iniciou tendo como lider da equipe de criação, Donald Nelson Frey (que faleceu a poucos dias atras, em 31 de março). Embora Frey tenha liderado a equipe de criação, o Mustang Concept 62 tem seu design creditado a Phil Clark que também foi o criador da iconica imagem do cavalo galopante.


Interessante porém é o fato de que outros estranhos e pouco conhecidos protótipos (ou conceitos) de Mustangs surgiram no decorrer da história. Seguem alguns dos mais bonitos:

Mustang II - 1963
Como todo carro conceito, o Mustang I serviu para testar a reação do público. Surge assim o Mustang II resultado do refinamento do projeto.



Mustang Wagon - 1965/67
A versão wagon do Gt 350.





Mustang Bertone - 1965
Em 65 o editor da "Automotive Quarterly" queria mostrar que a escola de design italiana podia desenvolver excelentes projetos mesmo com carros de estilos diferentes dos europeus. Giovanni Bertone foi então convidado a dar sua versão do clássico americano.




Mustang Mach 2 - 1967
Não é engano... O Mach 2 concept foi desenvolvido um ano antes do Mustang Mach 1. A razão disto ter ocorrido permanece um mistério. Também não sabemos a razão do design ter ido numa direção tão contrária ao dos modelos existentes.




Mustang Mach 1 - 1968
Lindíssimo design, que na humilde opinião deste que vos escreve, supera o da versão produzida.




Mustang Milano concept - 1971
Outra maravilha do design dos anos 70. Atentem para as lanternas traseiras: Elas mudavam de cor ficando verdes durante a aceleração, vermelhas durante a freagem e amarelas quando o carro estava em velocidade constante.





Dos anos 90 pra cá mais modelos conceito surgiram, mas creio que estes que tem o sabor nostálgico das décadas passadas, são os mais bonitos já fabricados. É de doer o coração saber que quase todos estes foram destruídos após serem expostos em feiras...

Nenhum comentário:

Postar um comentário