quinta-feira, 29 de abril de 2010

Os Mais Importantes Carros do Cinema e TV – Episódio I

Hoje em dia muitos carros ganharam notoriedade no cinema e nas telinhas e com isso suas réplicas em escala reduzida foram surgindo e fazendo a alegria dos colecionadores. Faremos uma série de posts em parceria com o Diecast Connection onde abordaremos os mais importantes carros do cinema e da TV.

Interceptor Amarelo – Mad Max

 

Quando se fala de Mad Max, automaticamente imaginamos o imponente Interceptor preto que Max dirigia impiedosamente pelas estradas solitárias da Austrália. Mas o primeiro Interceptor que Max Rockatansky dirigia era amarelo e não era pouca coisa não… O Interceptor amarelo, viatura policial da MFP (Main Force Police) também era da família Falcon XB (74 talvez) e na época já era usado pela polícia de Melbourne.  O sedan foi modificado e tinha a mesma potência do irmão famoso.

Para os fãs da saga Mad Max, o Interceptor amarelo tem tanta importância quanto o preto, e hoje o único modelo disponivel é o de resina fabricado pela Frontier Models na escala 1:25.


Interceptor V8 – Mad Max

 

 

O Interceptor v8 do filme Mad Max, também conhecido como “The Pursuit Special” foi baseado no modelo 1973 XB GT Ford Falcon Coupe e merece estar nessa lista de carros famosos pois é um dos carros mais conhecidos e amados pelos colecionadores de miniaturas. Foi trazido para as telonas pelas mãos de Murray Smith, Peter Arcadipane, Ray Beckerley e vários outros artistas sendo que somente um carro foi feito para o filme. Entre as marcas registradas do possante, estão a modificação da frente em formato de concorde, o supercharger que saía do capô e a cor preta, um verdadeiro corredor das estradas em prol da justiça e da vingança. Com um motor V8 ele era capaz de desenvolver 304 cavalos, possuía tração traseira e pouco talento para encarar curvas, típico da maioria dos muscle cars americanos.
A Auto Art  vende o modelo em escala 1:18 e 1:43 ambos do segundo filme; o modelo na escala 1:18 é incrivelmente detalhado e vem até com o amigo canino de Max e com latinhas de comida! Já a versão na escala 1:43 vem em um case junto do carro que aparece na sequencia de perseguição da abertura do filme. Além disso, foi feito um kit 1:24 da marca japonesa Aoshima.


Ecto-1 – Os Caça-Fantasmas

 

 

O Ecto-1 é baseado na clássica ambulância Cadillac Miller-Meteor ano 1959, que fez parte da infância do pessoal com mais de 30 anos e que viveu na década de 80, sendo realmente uma peça que ajudou muito os caçadores de fantasmas. Esse veículo foi usado como carro funerário e ao mesmo tempo como limousine no cotidiano americano, foram usados três carros no primeiro filme da franquia. Há algum tempo foi posto em leilão no site eBay, mas encalhou, pois os lances não passaram de 20 mil dólares.
Esse carro já saiu em várias escalas e marcas. Este ano sai na série da Hot Wheels em escala 1:64, agora é correr nas gôndolas e esperar ele aparecer (se aparecer) e pegar o seu.


Macabremobile – Elvira, A Rainha das Trevas

 

Ninguém sabe quem é Cassandra Peterson, mas muitos conhecem seu alter ego “Elvira, A Rainha das Trevas”. Elvira, a voluptuosa bruxa vamp da TV e cinema que já faz parte da cultura popular americana teve um carro customizado especialmente para ela por ninguém menos que o mestre George Barris. Barris usou o clássico Ford Thunderbird 58, modificando bem ao estilo gótico-trash da personagem, com detalhes tais como a grade de teia de aranha, a direção de correntes com o pentagrama, entre outros.

A Johnny Lightning lançou o modelo na sua coleção ‘FRIGHTNING LIGHTNING’ mas a miniatura não faz jus ao carro. Mais detalhada e bela é a versão da Monogram de 1988, um kit 1:24 que vale a pena ter.

 

Lamborghini Countach – Automan

 

 

Nos anos 80, Glen A. Larson pai de muitas das séries de TV que cultuamos hoje, criou o seriado Automan, com um enredo que tratava de conceitos que começavam a ser desenvolvidos como hologramas e realidade virtual e que hoje alguns deles fazem parte do nosso cotidiano. Automan era um ser criado por computador que se materializava no mundo físico para auxiliar a polícia a solucionar crimes e era acompanhado por “cursor”, uma bola de luz flutuante que tinha a habilidade de criar objetos e veículos. Era assim que Automan conseguia o seu fabuloso carro, uma Lamborghini Countach negra com filetes de néon azul e qualquer equipamento especial que ele necessitasse. Tanto Automan como os veículos possuíam este visual, claramente influenciados pelo filme Tron lançado na mesma época.
Em 1984 a empresa Acamas lançou o boneco do personagem com planos para o lançamento de mais itens, inclusive o carro, mas infelizmente nunca foram lançados.


Dodge Charger – Rodas da Morte

 

 

Rodas da Morte (Wheels of Terror) é um obscuro filme da década de 90 que segue a temática do “carro-misterioso-assassino-que-persegue-gente-inocente”.  Apesar do clichê total, a escolha e visual do carro são bem legais, um Dodge Charger 74 preto, desgastado e todo remendado, que possuía a frente deformada o que conferia ao carro um visual bem assustador. Trash total!

 


Pontiac Firebird Trans-AM – A Super Máquina

 

 

Outro filhote de Glen A. Larson, que embala as lembranças nostálgicas dos aficionados pelas séries dos anos 80, foi a Super Máquina, um sucesso absoluto no mundo todo que na época ajudou a impulsionar as vendas do Pontiac Firebird Trans-Am. Aqui no blog já publicamos uma postagem completa sobre o carro e a série, então confiram.
Em se tratando de miniaturas, muitas foram lançadas em diferentes escalas e marcas, sendo as mais fáceis de ser encontradas hoje as versões 1:18 como a da Joy Ride, por exemplo. O objeto de desejo total é a versão 1:64 Charawheels da linha de miniaturas Hot Wheels produzida em parceria com a Bandai do Japão.


Dodge Charger V8 1970 – Velozes e Furiosos

 

 

Um dos carros mais amados do mundo teve participação importante em uma das cenas de racha mais famosa no cinema.O Dodge Charger V8 1970 modificado pelo pai de Dominic Toretto (Vin Diesel) mostrou o que um verdadeiro possante podia fazer quando estivesse em um retão disputando um racha com outro carro!
O Dodge Charger do filme Velozes e Furiosos saiu em escala 1:18 pela ERTL e tambºem em 1:64 pela Racing Champions. Sem dúvida,  um carro que fez história na sua época e ganhou mais fama com esse filme.


Ford Mustang Fastback 1967 – Velozes e Furiosos, Desafio em Tóquio

 

 

Assim como toda a franquia, o Filme The Fast and the Furious: Tokyo Drift trouxe um carro de grande nome para as telonas, o Ford Mustang Fastback 1967 pilotado por Sean Boswell. Em uma das cenas de drift mais intensas do cinema, ele derrota Takashi (Drift King) expulsando-o da cidade e vingando a morte de seu tutor Han.
Esse Mustang que tinha o motor modificado de um Nissan Silvia S15, foi matéria de diversas revistas especializadas que mostraram em detalhes essa fusão de uma lenda americana com um potente motor japones.
A réplica dele foi feita pela Ertl/Joyride, e em se tratando de uma réplica, a qualidade da mesma é muito superior quando vista de perto (sorte minha ver ela em uma loja antes de finalizar essa postagem).


Dodge Turbo Interceptor – A Aparição

 

 

A Aparição foi um dos filmes que marcou a garotada amante de possantes na década de 80. O carro principal é um Dodge Turbo Interceptor conceito, feito da parceria entre a Chrysler e PPG como um Pace Car em 1984, e somente seis foram construídos sendo que cinco foram destruídos nas filmagens. O filme típico dos anos 80, enredo e efeitos fracos, mas diverte.
Esse carro ainda não possui réplica para fazer nossa felicidade mas vale a pena ver o filme (disponível em DVD) e pensar como séria uma réplica em escala reduzida dele.
A postagem continua na semana que vem, aguardem.

8 comentários:

  1. .

    Só faltou o Impala do Supernatural! \m/

    .

    ResponderExcluir
  2. faltou o carro do filme the car(1977).eu tenho este e outros filmes da lista acima...

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    ...um novo 'horizonte' se abriu no universo dos '1:64' e resolvi customizar alguns hot weels e preencher 'algumas lacunas'. O primeiro escolhido da lista foi o road warrior interceptor, ou : ford falcon do mad max.
    Convido para conferir uma prévio de como está ficando o modelo no blog: alfaminiatures.blogspot.com

    abraço
    Julio Cesar

    ResponderExcluir
  4. e Quanto ao Pontiac Bandit: Smokey and the Bandit, Agarra-me se Puderes.

    ResponderExcluir
  5. faltou o impala e o dodge general lee :(

    ResponderExcluir
  6. Olá pessoal.... adorei esse blog
    Vi todos os filmes ... mas, apenas um ficou marcado na minha memoria.... O Dodge Charger de Rodas da Morte, ainda me lembro.. o ruido do motor V8, e todo aquele suspense... uma combinaçaõ perfeita. parabens

    Muito bom gosto.... material de primeira

    ResponderExcluir
  7. Faltou Plymouth Fury 1958 (christine)

    ResponderExcluir