terça-feira, 18 de maio de 2010

Coleção 007 Panini - Numeros 1 a 12

Locações exóticas, lindas mulheres, ação e carros fantásticos. Reconhece a fórmula? Os filmes do agente 007 tem nos fascinado por quase 50 anos e desde o início, os carros são parte fundamental desse fascínio. Por isso, foi uma grata surpresa ao ver o lançamento da coleção oficial dos carros de James Bond pela Panini, que encheu os olhos dos colecionadores de miniaturas e fans do agente secreto. São fascículos quinzenais que trazem miniaturas em escala 1:43 dos carros que apareceram nos 22 filmes da série. 

Bem, vamos as boas notícias: são belas peças, o acabamento é primoroso e as miniaturas são fixadas em uma base-diorama com display de acrílico. O preço também não é um absurdo tendo em vista o acabamento, a escala e até mesmo se levarmos em conta que está mais barato que comprar no ebay; e ainda há a vantagem de fazer a assinatura e com isso ganhar desconto e modelos exclusivos como brinde.

A má notícia? é uma coleção gigantesca. A Panini anunciou os primeiros 24 modelos, o que corresponde a um ano de coleção. Mas engana-se quem acha que acaba ai. O lançamento original dessa coleção se deu em 2008 na Inglaterra com 40 modelos e mais tarde em julho, aumentou para 60. Em novembro pulou para 70. Em abril de 2009 o site oficial anunciou que o número total de modelos subiria para 85! Mas acredite se quiser, não parou ai e em fevereiro deste ano anunciaram mais 11 modelos e 2 meses depois anunciaram que a coleção iria para 110 modelos!!!

Ok, na hipótese da Panini seguir fielmente com os lançamentos da coleção original, teríamos a coleção completa em cerca de 4 anos e meio a um custo de cerca de 3.600,00 (levando-se em conta o valor de assinatura anual). Não vamos nem mencionar os números métricos correspondentes ao espaço necessário para acomodar uma coleção desse porte...

Tendo em vista que muitos como eu não dispõem desse espaço ou destes recursos financeiros, imaginei que seria muito útil fazer um ranking dos carros da coleção. Afinal nem todos foram assim tão importantes ou memoráveis e classificando-os, os coleconadores podem escolher e adquirir apenas os modelos mais significativos.

Sendo assim os carros terão as seguintes classificações:


5 pistolas
- Carro importante, foi usado por James Bond, modificado com equipamentos e armas e participou ativamente da trama do filme.


4 pistolas
- Carro usado James Bond ou outro personagem, com ou sem modificação usado em uma situação não tão importante na trama do filme.


3 pistolas
- Carro usado por outro personagem, sem modificações, em situação secundária na trama do filme.

2 pistolas
- Carro usado por outro personagem em cena breve no filme.

1 pistola
- Quando esse carro apareceu no filme mesmo?



Cliquem nas fotos para poder apreciar os detalhes das minis e espero que aproveitem a matéria.




Edição 1 - Aston Martin DB5/007 Contra Goldfinger



Iniciando com o carro que virou marca registrada do agente, o Aston Martin DB5 mas que só surgiu no 3° filme da franquia. Com artefatos para combater os inimigos, o carro era equipado com metralhadoras, escudo blindado, serras para cortar pneus, radar, lança-pregos, bombas de gás e telefone. Completamente essencial a coleção.






Edição 2 - Aston Martin V12 Vanquish/007 Um novo dia para morrer



Marcou a volta do Aston Martin como carro oficial de Bond. O Aston Martin foi usado por Bond pela última vez em "007 - Marcado para morrer" e embora fizesse uma aparição rápida em Goldeneye, não foi o carro oficial de Bond naquele filme, dando lugar a BMW nesta e nas duas aventuras seguintes. Pena que Pierce Brosnan, que para mim foi um 007 tão bom quanto Sean Connery, tenha usado o Aston Martin apenas no seu último filme como 007. O carro tinha mísseis atrás da grade frontal, armas na parte da frente e sob o capô, assento ejetável, fator de invisibilidade e pneus com pontas retráteis. Um carro lindo que participa numa fantástica sequencia de batalha no gelo. Pegue.







Edição 3 - Lotus Esprit/007 O espião que me amava



 10° filme da franquia, 3° com Roger Moore, é um filme sonolento pelo menos na primeira metade da história. As coisas melhoram um pouco quando o fabuloso engenheiro do MI6, Q, dá ao agente um Lotus Esprit, o único carro de destaque no filme e que vira submarino, participando numa agitada sequência subaquática. Original, tem que estar na coleção.






Edição 4 - BMW Z8/007 O mundo não é o bastante



 Penúltimo filme da era Brosnan, último da trilogia das BMW. O Z8 não é o pior dos carros e sem dúvida melhor que o modelo do filme anterior, mas não deixou saudades. Nesse filme quem apresenta o carro é "R", interpretado por John Cleese que aparece como aprendiz de  "Q" (curiosamente o ator que interpreta Q morreu no mesmo ano de lançamento do filme) e embora R não mostre muito do potencial do carro, podemos ver brevemente algumas das engenhocas instaladas nele na sequência da luta contra a serra. Para um carro com revestimento de titânio, ele foi fatiado muito facilmente...






Edição 5 - Citroen 2CV/007 Somente para seus olhos



 Um dos mais fracos filmes em se tratando de carros. A cena de perseguição envolvendo o Citroen é totalmente clichê. Ao fugir dos vilões, Bond não consegue chegar ao seu carro, (um Lotus Esprit Turbo) que explode em pedaços bem a sua frente. O jeito então é ir no carro da misteriosa garota que dirigia um.. Citroen 2CV. O modelo é fiel, com amassados e até os dois ocupantes.





Edição 6 - Jaguar XKR/007 Um novo dia para morrer



 2 super carros numa Batalha em um lago congelado. O Jaguar do vilão Zao, tão equipado quanto o Aston Martin de Bond, torna luta entre carros mais emocionante e visualmente fantástica. Tem meu voto positivo para vir para a coleção.





Edição 7 - MP Lafer/007 Contra o foguete da morte




James Bond veio ao Brasil, acredite se quiser. E logo dpois de deixar o aeroporto, é conduzido em uma limosine ao hotel. Por 25 segundos ele é seguido por uma mulher dirigindo um MP Lafer. Esse é todo o tempo que o carro aparece no filme. Dispensável a não ser que você queira um suvenir da passagem do agente pelo país tropical.





Edição 8 - Lotus Turbo/007 Somente para seus olhos




 Com o primeiro Lotus branco destruído, o carro oficial de Bond neste filme passa a ser o Lotus vermelho, que a exemplo do seu sucessor, serviu apenas como figurante. Na cena em que Bond passa pelo laboratório de Q, vemos a máquina, mas só de relance. Depois ela reaparece quando Bond chega em Cortina, nos alpes italianos. O carro não é usado depois e não sabemos se tinha equipamentos ou não. Nível de importancia 2, apesar de ser uma mini bonita que vem até com os esquis.





Edição 9 - BMW Z3/007 contra Goldeneye



 Primeiro com Pierce Brosnan, o filme traz um 007 menos cômico, mais elegante e com ação mais elaborada. O filme também marca o início da trilogia das BMW. A Z3 nasceu no mesmo ano do filme, 1995 e infelizmente, aparece brevemente no filme. De importância discutível, porém se puder gastar um pouco a mais, pegue-o.





Edição 10 - Ferrari 355/007 contra Goldeneye



 A favor da Ferrari 355 temos o fato dela aparecer em uma sequência inicial do filme, além de ser dirigida pela vilã russa, a então maravilhosa Famke Janssen. Mas o carro aparece brevemente no filme, quase que apenas como decoração de cena. a não ser que você seja um amante das Ferraris, é dispensável!





Edição 11 - Aston Martin DB5/007 contra a chantagem atômica



 O 4° filme da franquia 007 foi o mais bem sucedido nos anos 60, sendo considerado um dos melhores de toda a série. Mas em termos de carro foi uma pobreza. O Aston Martin DB5 é basicamente o mesmo do filme anterior (Goldfinger) sendo a única diferença, o canhão de jatos d'agua na traseira. Se você tem o Aston Martin de Goldfinger este é dispensável.






Edição 12 - Toyota 2000/com 007 só se vive duas vezes



 Outro grande filme série, filmado no Japão e o penúltimo com Sean Connery. A escolha do modelo torna-se óbvia; o Toyota 2000Gt foi fabricado entre 1967 e 1970 e é considerado o primeiro supercarro do Japão. Pouquíssimas unidades foram construídas e no caso do filme, o modelo foi feito com exclusividade pois ele nunca foi comercializado como conversível. Diz a lenda que a escolha por torná-lo conversível se deu pela altura de Connery em contraste com a baixa altura do teto do coupé. Só essa história já vale adquirir o modelo...







E aguardem a segunda parte desta matéria com os outros 12 modelos previstos pela Panini!

5 comentários:

  1. Muito show a descrição e explanação sobre os fatos envolventes de cada modelo. Parabéns George.

    ResponderExcluir
  2. garagem88.blogspot.com
    Publicações de coleções de todo o Brasil, o dia-a-dia de um colecionador e muito mais!
    Ajude a divulgar a GARAGEM 88!
    Abraço,
    CAIO ARTHUR

    ResponderExcluir
  3. Você tá colecionando Tutumi? Tem repetidos para vender? Queria só o BMW 750i e o Toyota 2000GT. O MPLafer já consegui

    ResponderExcluir
  4. tenho um lote de fitas k7,do filme 007 ..alguem sabe um leilao que eu possa por?

    ResponderExcluir
  5. tenho um lote de fitas k7,do filme 007 ..alguem sabe um leilao que eu possa por?

    ResponderExcluir